NÃO SABER O QUE FAZER É O ÚLTIMO SINAL DE QUE A ADMINISTRAÇÃO ENTROU EM COLAPSO
SER CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL É O MAIOR PRÊMIO DO MUNDO
- NO MUNDO VIRTUOSO DAS VITÓRIAS, APARECEM OS RESULTADOS DAS ADMINISTRAÇÕES BEM SUCEDIDAS.
- NUM MUNDO TÃO DESIGUAL E INJUSTO, OS ACERTOS SÃO RECEBIDOS COM POMPAS E HONRARIAS.
É uma bela data, 14/07/2014, ao mesmo tempo, o número 14 cria uma mística de dor e vitória. Na Guerra de Mundial de 1914, a cobiçosa Alemanha abriu os olhos do mundo para o perigoso excesso da ganância do ser humano. Cem anos depois (2014), na paz, ela realizou o sonho de ser tetracampeã mundial de futebol, uma antiga ambição de qualquer nação do mundo, sim, de figurar entre o seleto número dos grandes ganhadores das copas.
Na seara dos emblemáticos positivos, ganhar uma copa do mundo é como saborear um fruto de excelência da administração, significa chegar ao auge ou ao mais alto lugar do pódio do empreendedorismo. Ganhar uma copa do mundo de futebol é a fina flor da gestão de pessoas, coisas, negócios, sonhos, sentimentos, técnicas, marcas e mais outros entes ligados ao místico charme da vitória e ao valor inestimável do amor próprio. Os povos ganhadores entram no êxtase da autoestima, as comemorações são efusivas e eternas.
A TRICOINCIDÊNCIA DO NÚMERO 24:
No seleto número de campeões, o Brasil, ganhador de cinco copas em tempos recordes, figura em primeiro lugar, tem como companhia a Itália e a Alemanha que ganharam quatro. Num prazo de 12 anos, o Brasil construiu o tricampeonato, demorou 24 anos para chegar ao tetra e com mais 8 conquistou o penta. A Itália levou 48 anos para se chegar ao tricampeonato e também mais 24 para ser tetracampeã. A Alemanha demorou 36 anos para ser tri e mais 24 para ser tetra. Toda coincidência é difícil de ser engolida, ainda mais se acontecer por três vezes seguidas. É difícil acreditar que a FIFA não protege os cambistas, só as polícias do primeiro mundo não conseguiram apurar o óbvio.
A GRANDE CRISE GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
- NA VIDA REAL E FORA DAS VITÓRIAS, TEM-SE A IMPRESSÃO QUE O COTIDIANO MOSTRA MAIS OS ERROS QUE OS ACERTOS. O homem é muito velho para errar tanto, mas erra com muita frequência, mesmo tendo concebido a CIÊNCIA ADMINISTRAÇÃO para errar menos e ter facilidade de conseguir os bons resultados:
• As grandes guerras mundiais foram marcadas no rol dos grandes erros humanos. Assim como as bombas de HIROSHIMA e NAGASAKI que até hoje não ensinaram nada sobre o valor da paz. Isso sem contar a morte de Jesus Cristo.
• O homem tem a cara de pau de atribuir como tragédias vários erros graves de administração: a conquista do espaço teve mais erros que acertos; a AIRBUS ficou calada com a queda do voo 247 no atlântico; até hoje, o BRASIL não conseguiu explicar o naufrágio da sonda p36; CHERNOBYL furou o olho da RÚSSIA; o navio COSTA CONCÓRDIA desobedeceu a máfia italiana; um viaduto de grande porte caiu no BRASIL durante a realização da copa do mundo/2014; os estádios de futebol reformados e construídos no BRASIL para a copa do mundo de 2014, tiveram os custos mais altos do mundo; a derrubada das torres gêmeas não diminuíram a arrogância dos EUA.
• Os que cometem os grandes erros de administração geralmente são famosos e frequentadores das colunas sociais: geralmente, estão ligados ao poder e contribuem para eternizar a corrupção, geralmente, compram votos e constroem as “verdades”, e geralmente, são protegidos pela imprensa.
• Ser fotografado nas colunas sociais dos jornais é considerado como uma das maiores e perigosas “baranguices” cometidas por aparecidos e desavisados. Nesse rol das bestialidades, está o compartilhamento de fotografias de amigos, parentes e familiares na Internet, as selfies, nem se fala, são provas reais que o óbvio nada consegue ensinar.
1) CHEIO DE ALTOS E BAIXOS, O FUTEBOL BRASILEIRO É O ESPELHO NATURAL DO BRASIL MAL GOVERNADO:
Países como o Brasil, que tinham tudo para dar certo, colecionam reveses que ameaçam até se tornarem irreversíveis, tamanha é a falta de atitudes para reverterem o quadro geral de inércia para sair do buraco:
- 13 de julho de 2014 • 16:22 – SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL – APAGÕES SUCESSIVOS: COPAS GANHAS E PERDIDAS – A VIDA FEITA DE CHOROS E SAUDADES – QUEM SOFRE MAIS É O POVO
- 11 de julho de 2014 • 17:14 – COPA DO MUNDO DE 2014 – A GOLEADA DE 7 A 1 FUSTIGOU OS 20 CENTAVOS – MUDANÇA GERAL URGENTE
2) OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (DO NORTE) VÊM SENDO O CENTRO DAS EMISSÕES DOS PIORES ACONTECIMENTOS MUNDIAIS APÓS A SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL: http://www.homemarketing.com.br/service04%20-%20Prog%2017-FUR-FOCO4-2B6%20QTO%20TIPOS%20EXTTREM.htm
FATOS JÁ ABAFADOS PELO SISTEMÃO: (CAUSAS ESCONDIDAS E NÃO ESTUDADAS)
ANO DE 1.997 A 2.000 – CRISES ASIÁTICAS, RUSSA, BRASIL – ENQUANTO O MUNDO CHORAVA OS AGIOTAS DOS ESTADOS UNIDOS RIAM E VIAJAVAM PELO MUNDO. OS EUROPEUS GASTAVAM O QUE PODIA E O QUE NÃO PODIA
Os americanos inventaram os derivativos e as alavancagens, dinheiros desesperados e virtuais que desapareceram dos países afetados (coisa de US$ 5 trilhões que se evadiram, entraram pelos canos das fibras ópticas e foram desaguar nas bolsas americanas ou se esconderam debaixo dos títulos do tesouro nacional deles). Ninguém mais falou nisso, mas somente quem tinha poderes sobre os trâmites da internet e outros babados de transmissões de dados é que poderia manobrar a fuga dos capitais com rapidez de um relâmpago.
ANO DE 2.001 – O CASTIGO DAS TORRES CHEGOU COM A MESMA VELOCIDADE DA FUGA DE CAPITAIS QUE HAVIAM PROPORCIONADO NOS ANOS ANTERIORES. Sem comentários.
ANO DE 2.001/2002 – NOS EUA, FOI DESCOBERTO OS ESCÂNDALOS DAS AUDITORIAS EM CONLUIO COM AS AGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS. A fama de pais da administração começou a ruir.
ANO DE 2003 – OS EUA INVADIRAM O IRAQUE PARA PROTEGER E COMPRAR PETRÓLEO BARATO. INICIARAM UMA PERSEGUIÇÃO SEM PRECEDENTES AOS TERRORISTAS E À PRÓPRIA REPUTAÇÃO. Receberam o título de arrogantes mentirosos.
ANO DE 2.007 – OS EUA ASSUSTARAM O MUNDO COM A BOLHA DAS HIPOTECAS QUE DESAGUOU EM 2008 COMO A MAIOR E MAIS CONTAGIOSA CRISE DE TODOS OS TEMPOS. AS BOLSAS DE VALORES AMERICANAS CUSTARAM A RECONHECER A EXISTÊNCIA DA BOLHA E DA CRISE SEM PROPORÇÕES NO MUNDO MODERNO ATUAL. A fama de pais da administração foi para o brejo da incompetência.
ANO DE 2.010 – OS EUA FORAM SURPREENDIDOS PELO WIKILEAKS COM REVELAÇÕES QUE DEIXARAM O MUNDO ATÔNITO. Os EUA começaram a ser corroídos pelas feridas que a outrem se destinavam.
ANO DE 2.011 – NUMA FALHA CLAMOROSAS DA INTELIGÊNCIA MILITAR, OS EUA EXIBIRAM O BIN LADEN COMO UM VALIOSO TROFÉU, COLHENDO MAIS FRUTOS DAS TORRES BUMERANGUES QUE PODERÃO AINDA AÇOITAR MUITOS INOCENTES.
FATO QUE VEM CAUSANDO INDIGESTÃO:
ANO DE 2.013 – OS EUA-N – ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (DO NORTE) ATÉ QUE EM FIM FORAM DESCOBERTOS OFICIALMENTE COMO O MAIOR ESPIÃO DO MUNDO MODERNO. DE ESPIÃO PARA LADRÃO SÓ FALTA COLOCAR UM HÍFEN ENTRE AS PALAVRAS, DÁ TUDO NA MESMA. LEVOU CONSIGO O GOOGLE CUJOS ACIONISTAS CORREM O RISCO DE FICAREM POBRES.
3) NÃO SABER O QUE FAZER É O ÚLTIMO SINAL DE QUE A ADMINISTRAÇÃO ENTROU EM COLAPSO.
Tem-se a impressão que a crise atual que se estende pode ser chamada também de crise gerencial, crise de gestão, crise situacional, pois parece que ninguém sabe o que deve ser feito, os grandes intelectuais mandamenteiros perderam o rumo. Deram lugar ao grande clamor da incompetência que não conseguiu permanecer tanto tempo escondida.
Porém, não é bem assim, não se iluda com afirmações desse tipo, a Bengala Globalizada é a que se encarrega de colocar a orientação possível para a saída desse aparente caos de atitudes. Assim sempre foi, pois se não existisse a Bengala Globalizada, o mundo estaria mergulhado numa lama de erros incorrigíveis.
REAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SELF-INTERATIVA
O HOMEM É MUITO VELHO PARA ERRAR TANTO, SERÁ MESMO?
Alguma coisa está mudando o ordenamento até então orquestrado. Montada na interatividade, essa tal de coisa que muda ainda não tem nome definido, vivenciamos os momentos das trocas dinâmicas e irreversíveis, os lugares e posições não são eternos, as concorrências são dissimuladas e não se atrevem a bailar no topo do mundo. É assim que funciona, e toda vez que se chegar perto dela há sempre uma placa, “em construção”.
O que os olhos não vêm a consciência sente. O homem é um amante dos bastidores e adora construir suas verdades com a boca cheia de marketing.
Caro leitor, seu raciocínio quase sempre insere sua consciência pelas portas dos fundos dos bastidores, você sabe o que se passa enquanto o escondido teima em permanecer invisível. No árduo trabalho da imprensa, tenta-se esclarecer pelas portas da frente dos bastidores até onde é permitido enxergar. Dentro deste espaço, o que procuramos fazer é deixar que sua consciência tome o lugar dos seus olhos para o além do onde não conseguir mais avançar. O homem é em si o novo que sempre renasce. Faça você mesmo:
VEJA NESTE BLOG O ESTUDO DOS EMBLEMÁTICOS POSITIVOS E NEGATIVOS
É muito difícil ter a palavra final sobre as tendências, não nos atrevemos a isso, mas apenas observar e catalogar as diferenças do que se fala e se pratica.
Enquanto muitos profissionais estão ainda ligados ao tal de marketing digital, a comunicação que ensina, há mais tempo, trabalha com o marketing sensorial.
A simplicidade nunca fica sozinha.
Mãos que pensam, pés que enxergam.
Um abraço a todos.
Chacattis Tadadota
Continua…
- Publicado em: Administração Globalizante ♦ Desafios do Marketing e Comunicação ♦ Tempos de Depuração
- Marcado:20 centavos, administração, Alemanha Brasil, Amarildo, Argentina, Atlético Mineiro, Bebeto, Beira Rio, Belo Horizonte, Botafogo, CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL, cartolas do futebol, CBF, Chile, comerciais, COMUNICAÇÃO, COPA DO MUNDO DE 1950, COPA DO MUNDO DE 1958, COPA DO MUNDO DE 1962, COPA DO MUNDO DE 1970, COPA DO MUNDO DE 1994, COPA DO MUNDO DE 2002, Copa do Mundo de 2014, Corinthians, Corrupção, Cruzeiro, Didi, divulgação, Djalma Santos, economia, Eder Aleixo, educação, emissoras de televisão, empresas, EUA, Falcão, FIFA, Flamengo, Fluminense, França, futebol brasileiro, Garrinha, Gerson, globalização, GOLEADA, Grêmio, Hino Nacional, imprensa, informação, Inglaterra, Internacional, Internet, Jairzinho e Carlos Alberto Torres, Júnior, JEITINHO BRASILEIRO, jogadores de futebol, Jornais, jornalismo, jornalista, juízes de futebol, Luiz Felipe Scolari, Luizinho, maiores derrotas, MARACANAÇO, Maracanã, MARCA BRASIL, Marinho Chagas, Marketing, marketing esportivo, mídia, mídias sociais, media, melhores do mundo, MERCADO FUTEBOLÍSTICO MUNDIAL, mercados, midiático, MINEIRAÇO, Mineirão, Morumbi, negócios, Nelinho, Nilton Santos, ONU, Pacaembu, Palhinha, Palmeiras, Parque Antártica, Pelé, povo brasileiro, Programas de televisão, publicidade, ranking da Fifa, Rede Globo, redes sociais, Reinaldo, Rivelino, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Santos, São Paulo, Sócrates, Seleção Brasileira, Técnico Parreira, Técnico Zagalo, técnicos de futebol, televisão, Toninho Cerezo, Tostão, trabalho, Vasco da Gama, vendas, Zico