MERCADO BRASILEIRO DE AÇÕES ESTÁ DOMINADO, DISPUTADO OU EMBRULHADO NOS PRÓPRIOS DILEMAS? (1)
IS BRAZILIAN STOCK MARKET DOMINATED, DONE ARGUE OR DONE WRAP UP IN THE OWN DILEMMAS? (1)
Horário certo, 18:25
ALGUMAS CITAÇÕES NAS POSTAGENS ANTERIORES JÁ ELUCIDAVAM ONDE QUERÍAMOS CHEGAR:
- 25 de fevereiro de 2013 • 20:42 – TODOS OS CHARMES DO MERCADO DE AÇÕES SÃO JUSTAMENTE AS NORMAIS ESPECULAÇÕES. RESTRINGI-LAS É A MESMA COISA QUE ACABAR COM A CATIMBA NO FUTEBOL, PERDE-SE TOTALMENTE A GRAÇA.
Sinalizamos: Evolução do jogo globalizado: Quando o mercado sacia-se aos pés dos gráficos, não há fundamentalismo negativo que o impeça de vender nas cabeças. Mercado disputado ou dominado?
Nosso mercado está realizando movimentos interessantes, mesmo com o mercado americano teimando em trabalhar no entorno dos 14.000 pontos. O nosso está seguindo o próprio caminho antes traçado
– O que assistimos nos momentos presentes é a evolução do primeiro conjunto de tentativas para furar o estremo de atração, chamado de entorno dos 54.000, para distanciar-se do eixo dos 58.000 pontos.
– Mas não se esqueça, o raio de ação deste mercado atual tem a amplitude que varia de 62.0000 a 54.000. Repetindo, tudo que fizer dentro disso é perfeitamente normal. Tanto o mercado sabe como enxergar as assombrações quanto os anjos. Numa visão mais pessimista, essa amplitude poderá diminuir para 52.000 a 58.000.
Queremos dizer também o seguinte, o mercado pode perfeitamente, achar que os atuais patamares de baixa já são suficientes. Ou seja, pode promover acumulações já acima dos 55.000 pontos.
Para alguns, o mercado vai ficar perigoso, outros apetitoso e para os que gostam de adrenalina, os 54.000 pontos prometem fazer grandes acrobacias. Este poste não adquiriu fama a toa. Alie isso à verdade de o mercado não gosta de ser comprado, só que dessa vez poderá ser. O que o resta fazer é dar maturidade às acumulações.
APLICAÇÃO DOS PESOS E CONTRAPESOS: Dar maturidade às acumulações nada mais é que usar contrapesos alternados, sobem a Petrobras e mantém a Vale fixa. Mexem com o Eike X e põe a Vale em apuros. São testes costumeiros dos suportes e resistências individuais que estimulam as opções, além de funcionarem como calibragem dos automáticos
Este tal de abaixo dos 54.000 e acima dos 58.000 pontos é um prematuro em construção, pode sair um bode muito feio ou um anjo na hora de desbravar o desconhecido.
- Sinalizamos: 25 de fevereiro de 2013 • 19:00 – ESTUDO DA MENTE DO MERCADO – MODERNO ENTENDIMENTO FUNDAMENTALISTA E GRAFISTA – CUIDADOS COM OS EXAGEROS DOS NOTICIÁRIOS
Sinalizamos: Muitas vezes, todo serviço humano é transferido às máquinas, que se ficarem muito tempo funcionando, acabam transformando o espetáculo das acumulações em alguma coisa fictícia que produz falsas tendências. Máquina trabalhando sozinha é um perigo danado, pois costuma comer mosca das escadinhas traiçoeiras.
Sinalizamos: O estudo das flexibilizações das travas é um ente que deveria ser levado mais a sério, pois no frigir dos intuitos, as máquinas mal vigiadas acabam por construir problemas sérios de “cego surdo mudo”.
- Sinalizamos: 20 de fevereiro de 2013 • 16:51 – EXERCÍCIOS DE OPÇÕES SOBRE AS AÇÕES MOVIMENTADAS NA BM&FBOVESPA – O ACOMPANHAMENTO É IMPORTANTE PORQUE OS VALORES MOVIMENTADOS E AS QUANTIDADES DE NEGÓCIOS REVELAM O NÍVEL DE CONFIANÇA E APOSTA FUTURA NO MERCADO DE AÇÕES.
- 18 de fevereiro de 2013 • 22:47 – DOW JONES, EUFORIA DESNECESSÁRIA, CHEGOU AOS 14.018,62 PONTOS – O MERCADO DE AÇÕES DOS EUA ESTÁ PERDENDO O TÍTULO DE BÚSSOLA DO MUNDO?
O NÚMERO É O MAIOR DEDO DURO DA NATUREZA: ENQUANTO O NECESSÁRIO ESTÁ SENDO ADIADO, O MERCADO ESTÁ DISPUTADO OU DOMINADO?
Referência: DESEMPENHO INTERNACIONAL DOS MERCADOS DE AÇÕES:
OS SINAIS ESTÃO PRESENTES, NEM SEMPRE O MERCADO DE AÇÕES DO BRASIL SEGUE A BÚSSOLA DOS AMERICANOS:
Sinalizamos: Muitas vezes, nossos leitores já nos viram com a seguinte e peculiar tirada, o mercado brasileiro age com “perspicácia notável e astúcia refinada” “tanto para construir as gorduras positivas quanto as negativas”.
Sinalizamos: Em 2013, sentindo os valores do próprio umbigo, o mercado de ações dos americanos, mansamente, veio subindo irresponsavelmente até atingir 14.018,62 pontos ou +11,36%. Historicamente, sabe-se que no entorno dos 14.000 pontos (13.500 e 14.500) não há muito o que fazer, a não ser esperar as bandeiradas de queda.
Sinalizamos: Pois é, no dia 07/02/2013, o Ibovespa fechou pela segunda vez no entorno dos 58.000 pontos ou 58.372,46. Há de se entender que esse tal de 58.000 no mercado atual, não causa mais aquele fascínio de antes. Mas se o mercado dos americanos cair além dos 13.500, o entorno dos 58.000 pontos vai se transformar numa resistência dura de ser vencida. E para tomar impulso suficiente e aguentar essa briga, poderá buscar ares novos no entorno dos 54.000 pontos ou até menos. Como já caiu por conta própria, no ajuste dos americanos à realidade, o mercado brasileiro tem tudo para segurar a queda.
Sinalizamos: E a única coisa que vai salvar o mercado é a calibragem dos automáticos, nos EUA, parece que estão equilibrando as margens no entorno dos 13.500 pontos, e isso poderá permanecer até maio/2013.
- Sinalizamos: 7 de fevereiro de 2013 • 16:50 – RECUPERAÇÃO ECONÔMICA GLOBAL, O PESSIMISMO É O MAIOR INIMIGO – AS BOLSAS DE VALORES PODERÃO FAZER A DIFERENÇA COMO MARQUETEIRAS EM DIREÇÃO AO MUNDO POSITIVO?
Escrevemos, o mercado começou 2013 um pouco mais solto, mas ainda cauteloso. Ensaiou passos acima dos 61.000 pontos (vou falar sobre isso tanto como suporte quanto resistência). Repetindo, para se livrar dessa encrenca, deverá ir ao entorno dos 64.000 pontos. Não vou explicar, porque todo mundo sabe.
Leitura dinâmica, o mercado caiu. Não tinha forças para furar as resistências no entorno dos 61.000 pontos.
Escrevemos, não precisa ser adivinho para visualizar os passos do mercado daqui para frente, ainda mais que as margens automáticas estão sendo ampliadas. Mas na minha pequena contribuição, acho que ele ainda vai aprontar algumas surpresas. Acho. Todos sabem que o meu número de sorte é 59, não abro mão, 09 também. Chego a gostar até mesmo do 57, mas do 58, detesto.
Leitura dinâmica, o mercado foi no entorno dos 58.000 pontos, depois, caiu.
PESOS E CONTRAPESOS: HÁ MAIS TEMPO, O MERCADO BRASILEIRO VEM TRABALHANDO COM ALTAS E BAIXAS MILIMÉTRICAS APLICANDO ALTERNADAMENTE OS PESOS E CONTRAPESOS.
- 5 de fevereiro de 2013 • 13:05 – BOVESPA – MAIORES BAIXAS ANUAIS DO MERCADO DE AÇÕES – BRASIL
- 5 de fevereiro de 2013 • 13:11 – BOVESPA – MAIORES ALTAS ANUAIS DO MERCADO DE AÇÕES – BRASIL
Os assuntos relativos às bolsas de valores não se esclarecem numa só canetada. Ver a matéria posterior de mesmo título.
Os comentários anteriores são meus esteios.
Mãos que pensam, pés que enxergam.
Chacattis Tadadota, continua…
- Publicado em: Mercado Atual
- Marcado:ações, Alemanha, análises gráficas, Bolsas de Valores, Bovespa, Brasil, business, Canadá, China, economia, especulações, Exercício de Opções, finanças, Finanças Pessoais, formação de mercado, formação de preços, França, Fundamentalismo, globalização, Grafista, home broker, Ibovespa, Inglaterra, Investimentos, Investing, Itália, Mercado de Risco, mercados, negócios, Rússia, Renda Variável, stock market, União Europeia