TODOS OS CHARMES DO MERCADO DE AÇÕES SÃO JUSTAMENTE AS NORMAIS ESPECULAÇÕES. RESTRINGI-LAS É A MESMA COISA QUE ACABAR COM A CATIMBA NO FUTEBOL, PERDE-SE TOTALMENTE A GRAÇA.

ALL CHARMS OF STOCK MARKET HEALTHYEXACTLY THE NORMAL SPECULATIONS. TO RESTRICT IT IS SAME THING THAT TO END WITH “CATIMBA”IN THE SOCCER, TOTALLY GETS LOST GRACE.

EVOLUÇÃO DO JOGO GLOBALIZADO:

QUANDO O MERCADO SACIA-SE AOS PÉS DOS GRÁFICOS, NÃO HÁ FUNDAMENTALISMO NEGATIVO QUE O IMPEÇA DE VENDER NAS CABEÇAS.

MERCADO DISPUTADO OU DOMINADO?

Aqui no Brasil, nos termos absolutos dos dicionários a catimba é definida laconicamente como antijogo. Mas em termos populares e mais relativos, é considerada como manha necessária para a sobrevivência dos esportes obedecendo às espertezas normais e sadias do homem. Dar um soco no adversário não é catimba e sim antijogo, merece expulsão.

Nosso mercado está realizando movimentos interessantes tal como previmos nas postagens anteriores da categoria, mercado atual. E mesmo com o mercado americano teimando em trabalhar no entorno dos 14.000 pontos, o nosso mercado está seguindo o próprio caminho antes traçado.

O fato é que o mercado cumpriu à risca o que foi delineado, comportou-se como um relógio suíço, marcou os postes como o faz o melhor amigo do homem. Pois é, quando falamos lá atrás que ele fustigaria os 54.000 pontos, todo mundo ficou esperando para ver.

Mas depois da postagem do dia 18/02/2012, ele marcou os postes nºs 56.697,06, 56.154,68 e 56.177,60 pontos, Na abertura de hoje, deu um beijo de Judas no nº 56.921 pontos e falou com o 56.469, eu volto. Foi meio sussurrado, mas nós ouvimos. Deu outro beijo de Judas no 57.099 pontos e está descendo novamente. Que poderá chegar perto dos 54.000 pontos, pode ser uma questão de tempo. Se vai conseguir ultrapassar para baixo é outra história.

– O que assistimos nos momentos presentes é a evolução do primeiro conjunto de tentativas para furar o estremo de atração, chamado de entorno dos 54.000, para distanciar-se do eixo dos 58.000 pontos.

– Mas não se esqueça, o raio de ação deste mercado atual tem a amplitude que varia de 62.0000 a 54.000. Repetindo, tudo que fizer dentro disso é perfeitamente normal. Tanto o mercado sabe como enxergar as assombrações quanto os anjos. Numa visão mais pessimista, essa amplitude poderá diminuir para 52.000 a 58.000.

Queremos dizer também o seguinte, o mercado pode perfeitamente, achar que os atuais patamares de baixa já são suficientes. Ou seja, pode promover acumulações já acima dos 55.000 pontos.

Mas tem sempre o ditado, quem veio até aqui, vai até lá. Vamos rezar para que isso não aconteça.

– Quem interpretou “vender nas cabeças” já está na renda fixa. Cada qual é cada qual, cada um é ele mesmo. Veja o mundo com a visão dos outros e guarde a sua para tomar decisões.

 “TEM GENTES” comentando que não tivemos coragem de disparar o buy fast do dia 18/02/2013. A cobrança não para, os mesmos que adulam nos jogam pimenta, querem agora o arremate final, como se tivéssemos domínio completo das mumunhas do mercado. O que podemos dizer é que muitos amigos americanos estão fora do processo, mas a responsabilidade de ficar fora corre por conta deles.

– Para alguns, o mercado vai ficar perigoso, outros apetitoso e para os que gostam de adrenalina, os 54.000 pontos prometem fazer grandes acrobacias.  Este poste não adquiriu fama a toa. Alie isso à verdade de o mercado não gosta de ser comprado, só que dessa vez poderá ser. O que o resta fazer é dar maturidade às acumulações. O que é isso?

APLICAÇÃO DOS PESOS DE CONTRAPESOS: Dar maturidade às acumulações nada mais é que usar contrapesos alternados, sobem a Petrobras e mantém a Vale fixa. Mexem com o Eike X e põe a Vale em apuros. São testes costumeiros dos suportes e resistências individuais que estimulam as opções, além de funcionarem como calibragem dos automáticos.  Entenda o dinamismo da postagem anterior.

– O fato é que não trabalhe sozinho no mercado, procure sempre a ajuda de um profissional. Muitos já não precisam mais disso, seja lá por desconfiança ou confiam demais no próprio taco, mas vai um aviso, o mercado brasileiro é um exímio construtor de gorduras positivas e negativas. Este tal de abaixo dos 54.000 e acima dos 58.000 pontos é um prematuro em construção, pode sair um bode muito feio ou um anjo na hora de desbravar o desconhecido.

ILUSTRAÇÕES PERTINENTES:

  • Todos os charmes do mercado de ações são justamente as especulações.
  • Restringir as especulações normais do mercado de ações é a mesma coisa que acabar com a catimba no futebol, perde-se totalmente a graça.
  • O mercado de ações não é o culpado pelas irresponsabilidades das guaritas corporativas que disseminaram o excessivo endividamento dos países.
  • Quem precisa de auditoria em tempo real é o mercado financeiro. Veja as ilustrações posteriores.

– O mercado de ações nem é um propagador da dislexia e nem um ente a ser exorcizado. Quando está para cima é charmosamente ovacionado como precursor do futuro, quando o coitado vai fazer compras, fica sendo o desalmado da economia, culpado direto pela destruição dos preços, das mercadorias e dos serviços do livre mercado. Vai entender, se o mercado fosse esse “monstro misterioso” não teríamos como antecipar seus passos.

– Tendo em vista que o mercado de ações está sempre se mostrando, a tendência é que os interesses enrustidos das guaritas corporativas venham crucificá-lo como o único fraudador dos fundamentos econômicos. Sim, inventando regras estapafúrdias de contenção dos seus ímpetos e também dos deveres naturais de construir suas oportunidades de negócios.

Acima do mercado de ações propriamente dito está o financeiro acoplado aos corporativos oficiais dos países e às leis que regem os conglomerados privados e blocos econômicos. Esse ente não tem nome definido na economia, protegido por um marketing de convencimento que veio se formando através dos tempos de como se deve fazer isso e aquilo. ORGANISMO INVISÍVEL, SISTEMA TERRÁQUEO NÃO IDENTIFICADO que pode ser chamado de conteúdo de conhecimentos acumulados por célebres cabeças pensantes, cujos ditos e preceitos só agora estão sendo colocados à prova de real validade. E não há de quem reclamar porque já perderam a garantia.

A pergunta é a seguinte: O mercado de ações é realmente o precursor do futuro?

Também esse é um assunto de importância impar que, há mais tempo, estamos tratando na Coluna Editorial Prontanálise que faz o estudo da mente do mercado de ações.

Ou seja, como um ente divino, ele antecipa realmente o futuro ou tem que ser também enquadrado ou chamado as favas para se tornar uma parte integrante de todo o mercado formal.

Como se Deus o fosse, principalmente, o mercado de ações não desiste de ditar normas de como se deve fazer isso e aquilo, ora se beneficiando, ora julgando os fatos conforme as próprias conveniências de compra e venda, muitas vezes em prejuízo dos demais mercados. 

Isso pode ser considerado uma falha, mas não se esqueça, o mercado de ações além das características de leiloeiro é um medidor, é por si um “rating”, e tem todo o direito de fazer as medições que achar necessário e nem sempre age como pau mandado do mercado financeiro.

Respondendo, sem dúvida, as matérias diretas ao mercado tem repercussão mais rápida e são mais populares, mas os nossos veios ativistas não ficam de fora das honras. Agradecemos.

Veja as matérias anteriores e prepare-se para a matéria posterior.

Os comentários anteriores são nossos esteios

Mãos que pensam, pés que enxergam

Chacattis Tadadota

Continua…

Agradecemos seu comentário, seja breve, interaja e volte sempre.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: