TODOS OS CHARMES DO MERCADO DE AÇÕES SÃO JUSTAMENTE AS NORMAIS ESPECULAÇÕES. RESTRINGI-LAS É A MESMA COISA QUE ACABAR COM A CATIMBA NO FUTEBOL, PERDE-SE TOTALMENTE A GRAÇA.
EVOLUÇÃO DO JOGO GLOBALIZADO:
QUANDO O MERCADO SACIA-SE AOS PÉS DOS GRÁFICOS, NÃO HÁ FUNDAMENTALISMO NEGATIVO QUE O IMPEÇA DE VENDER NAS CABEÇAS.
MERCADO DISPUTADO OU DOMINADO?
Aqui no Brasil, nos termos absolutos dos dicionários a catimba é definida laconicamente como antijogo. Mas em termos populares e mais relativos, é considerada como manha necessária para a sobrevivência dos esportes obedecendo às espertezas normais e sadias do homem. Dar um soco no adversário não é catimba e sim antijogo, merece expulsão.
Nosso mercado está realizando movimentos interessantes tal como previmos nas postagens anteriores da categoria, mercado atual. E mesmo com o mercado americano teimando em trabalhar no entorno dos 14.000 pontos, o nosso mercado está seguindo o próprio caminho antes traçado.
O fato é que o mercado cumpriu à risca o que foi delineado, comportou-se como um relógio suíço, marcou os postes como o faz o melhor amigo do homem. Pois é, quando falamos lá atrás que ele fustigaria os 54.000 pontos, todo mundo ficou esperando para ver.
Mas depois da postagem do dia 18/02/2012, ele marcou os postes nºs 56.697,06, 56.154,68 e 56.177,60 pontos, Na abertura de hoje, deu um beijo de Judas no nº 56.921 pontos e falou com o 56.469, eu volto. Foi meio sussurrado, mas nós ouvimos. Deu outro beijo de Judas no 57.099 pontos e está descendo novamente. Que poderá chegar perto dos 54.000 pontos, pode ser uma questão de tempo. Se vai conseguir ultrapassar para baixo é outra história.
– O que assistimos nos momentos presentes é a evolução do primeiro conjunto de tentativas para furar o estremo de atração, chamado de entorno dos 54.000, para distanciar-se do eixo dos 58.000 pontos.
– Mas não se esqueça, o raio de ação deste mercado atual tem a amplitude que varia de 62.0000 a 54.000. Repetindo, tudo que fizer dentro disso é perfeitamente normal. Tanto o mercado sabe como enxergar as assombrações quanto os anjos. Numa visão mais pessimista, essa amplitude poderá diminuir para 52.000 a 58.000.
Queremos dizer também o seguinte, o mercado pode perfeitamente, achar que os atuais patamares de baixa já são suficientes. Ou seja, pode promover acumulações já acima dos 55.000 pontos.
Mas tem sempre o ditado, quem veio até aqui, vai até lá. Vamos rezar para que isso não aconteça.
– Quem interpretou “vender nas cabeças” já está na renda fixa. Cada qual é cada qual, cada um é ele mesmo. Veja o mundo com a visão dos outros e guarde a sua para tomar decisões.
“TEM GENTES” comentando que não tivemos coragem de disparar o buy fast do dia 18/02/2013. A cobrança não para, os mesmos que adulam nos jogam pimenta, querem agora o arremate final, como se tivéssemos domínio completo das mumunhas do mercado. O que podemos dizer é que muitos amigos americanos estão fora do processo, mas a responsabilidade de ficar fora corre por conta deles.
– Para alguns, o mercado vai ficar perigoso, outros apetitoso e para os que gostam de adrenalina, os 54.000 pontos prometem fazer grandes acrobacias. Este poste não adquiriu fama a toa. Alie isso à verdade de o mercado não gosta de ser comprado, só que dessa vez poderá ser. O que o resta fazer é dar maturidade às acumulações. O que é isso?
APLICAÇÃO DOS PESOS DE CONTRAPESOS: Dar maturidade às acumulações nada mais é que usar contrapesos alternados, sobem a Petrobras e mantém a Vale fixa. Mexem com o Eike X e põe a Vale em apuros. São testes costumeiros dos suportes e resistências individuais que estimulam as opções, além de funcionarem como calibragem dos automáticos. Entenda o dinamismo da postagem anterior.
– O fato é que não trabalhe sozinho no mercado, procure sempre a ajuda de um profissional. Muitos já não precisam mais disso, seja lá por desconfiança ou confiam demais no próprio taco, mas vai um aviso, o mercado brasileiro é um exímio construtor de gorduras positivas e negativas. Este tal de abaixo dos 54.000 e acima dos 58.000 pontos é um prematuro em construção, pode sair um bode muito feio ou um anjo na hora de desbravar o desconhecido.
ILUSTRAÇÕES PERTINENTES:
- Todos os charmes do mercado de ações são justamente as especulações.
- Restringir as especulações normais do mercado de ações é a mesma coisa que acabar com a catimba no futebol, perde-se totalmente a graça.
- O mercado de ações não é o culpado pelas irresponsabilidades das guaritas corporativas que disseminaram o excessivo endividamento dos países.
- Quem precisa de auditoria em tempo real é o mercado financeiro. Veja as ilustrações posteriores.
– O mercado de ações nem é um propagador da dislexia e nem um ente a ser exorcizado. Quando está para cima é charmosamente ovacionado como precursor do futuro, quando o coitado vai fazer compras, fica sendo o desalmado da economia, culpado direto pela destruição dos preços, das mercadorias e dos serviços do livre mercado. Vai entender, se o mercado fosse esse “monstro misterioso” não teríamos como antecipar seus passos.
– Tendo em vista que o mercado de ações está sempre se mostrando, a tendência é que os interesses enrustidos das guaritas corporativas venham crucificá-lo como o único fraudador dos fundamentos econômicos. Sim, inventando regras estapafúrdias de contenção dos seus ímpetos e também dos deveres naturais de construir suas oportunidades de negócios.
– Acima do mercado de ações propriamente dito está o financeiro acoplado aos corporativos oficiais dos países e às leis que regem os conglomerados privados e blocos econômicos. Esse ente não tem nome definido na economia, protegido por um marketing de convencimento que veio se formando através dos tempos de como se deve fazer isso e aquilo. ORGANISMO INVISÍVEL, SISTEMA TERRÁQUEO NÃO IDENTIFICADO que pode ser chamado de conteúdo de conhecimentos acumulados por célebres cabeças pensantes, cujos ditos e preceitos só agora estão sendo colocados à prova de real validade. E não há de quem reclamar porque já perderam a garantia.
A pergunta é a seguinte: O mercado de ações é realmente o precursor do futuro?
Também esse é um assunto de importância impar que, há mais tempo, estamos tratando na Coluna Editorial Prontanálise que faz o estudo da mente do mercado de ações.
Ou seja, como um ente divino, ele antecipa realmente o futuro ou tem que ser também enquadrado ou chamado as favas para se tornar uma parte integrante de todo o mercado formal.
Como se Deus o fosse, principalmente, o mercado de ações não desiste de ditar normas de como se deve fazer isso e aquilo, ora se beneficiando, ora julgando os fatos conforme as próprias conveniências de compra e venda, muitas vezes em prejuízo dos demais mercados.
Isso pode ser considerado uma falha, mas não se esqueça, o mercado de ações além das características de leiloeiro é um medidor, é por si um “rating”, e tem todo o direito de fazer as medições que achar necessário e nem sempre age como pau mandado do mercado financeiro.
Respondendo, sem dúvida, as matérias diretas ao mercado tem repercussão mais rápida e são mais populares, mas os nossos veios ativistas não ficam de fora das honras. Agradecemos.
Veja as matérias anteriores e prepare-se para a matéria posterior.
Os comentários anteriores são nossos esteios
Mãos que pensam, pés que enxergam
Chacattis Tadadota
Continua…
- Publicado em: Mercado Atual
- Marcado:ações, administração, análises gráficas, Bolsas de Valores, Bovespa, Brasil, capital de risco, finanças, Finanças Pessoais, formação de mercado, formação de preços, Fundamentalismo, globalização, Grafismo, home broker, hot money, Ibovespa, investimento estrangeiro, Investimentos, Investing, Mercado de Risco, mercados, negócios, Renda Variável, stock market