Google nega que sua inteligência artificial tenha atingido níveis de consciência

SERÁ MESMO? PODE TER SIDO UMA NEGATIVA MARQUETEIRA? COVARDIA NÃO TEM MENSURAÇÃO, PODE ATÉ TER PREÇO, MAS FALTA CONEXÃO COM O CIVILIZADAMENTE ACEITÁVEL.

Veja a notícia a seguir, parece um truncamento proposital de pensamentos que não se casam ou se encaixam e não se cruzam, ou o feeling da questão não faz parte do todo do pensamento lógico que desapareceu bem na ponta do nariz do óbvio. É muito difícil medir se esse tal de nível de consciência seja artificial ou não, ainda mais sob os auspícios de um espião que age quando as pessoas normais estão desprevenidas ou dormindo. Como se fosse um dono de hotel que rouba de seus hospedes. Quase sempre há notícias de a Empresa Google esteja passando as pessoas para trás, principalmente seus publicadores e anunciantes ( https://midiaticosensorial.com/2022/06/09/google-e-acusada-de-enganar-publicadores-e-anunciantes/).

Ou seja, a cleptomania é muito mais difundida do que você pensa e pode causar sérios problemas para as pessoas que sofrem este tipo de “dependências” diversas. Coisa de má formação! O cara não deixa de ser um psicopata mutante sem remorsos, sempre duvidando e subestimando a capacidade das pessoas.

O vício de roubar é um distúrbio do controle dos impulsos caracterizado por tirar e desrespeitar as propriedades das pessoas levando seus objetos de forma compulsiva. Subestimar pela afronta. O ato de subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outro, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência.

Google, “o tecnológico”! O endinheirado que sempre faz a exímia questão de ver seu nome ligado a qualquer assunto que envolva tecnologia de ponta, talvez procurando encontrar algum lastro para firmar conceito de suas origens nem sempre ligadas às técnicas e meritocracias cerebrais.

NOTÍCIA SOBRE A DÚVIDA ENTRE O SEM NOÇÃO E O EXCESSO DE OPORTUNISMO E APRIMORAMENTO DA PONTUALIDADE:

Engenheiro Blake Lemoine disse ao jornal Washington Post que o sistema de IA da plataforma teria alcançado um nível de consciência após centenas de interações, mas a empresa não concordou https://www.cnnbrasil.com.br/business/google-nega-que-sua-inteligencia-artificial-tenha-atingido-niveis-de-consciencia/

Crença de que a IA do Google pode ser senciente destaca nossos medos e expectativas sobre o que essa tecnologia pode fazer

Crença de que a IA do Google pode ser senciente destaca nossos medos e expectativas sobre o que essa tecnologia pode fazer FILEDIMAGE

Rachel Metzdo CNN Brasil Business

14/06/2022 às 09:38 | Atualizado 14/06/2022 às 11:10

As empresas de tecnologia estão constantemente exaltando os recursos de suas inteligências artificiais cada vez mais aprimoradas.

Mas o Google foi rápido em encerrar as alegações de que um de seus programas avançou tanto que se tornou senciente (ou seja, passou a poder sentir sensações de forma consciente).

De acordo com um conto revelador no Washington Post no sábado, um engenheiro do Google disse que, após centenas de interações com um sistema de inteligência artificial inédito chamado LaMDA, ele acreditava que o programa havia alcançado um nível de consciência.

Em entrevistas e declarações públicas, muitos na comunidade de IA contestaram as afirmações do engenheiro, enquanto alguns apontaram que sua história destaca como a tecnologia pode levar as pessoas a atribuir características humanas a ela.

Leia Mais Google anuncia que vai investir US$ 1,2 bilhão em tecnologia na América Latina

Veja como é ter um robô pintando suas unhas por US$ 10 

Google encara briga interna em pesquisa de IA para desenvolvimento de chips

Mas a crença de que a IA do Google pode ser senciente destaca nossos medos e expectativas sobre o que essa tecnologia pode fazer.

LaMDA, sigla em inglês que significa “Modelo de linguagem para aplicativos de diálogo”, é um dos vários sistemas de IA de grande escala que foram treinados em grandes trechos de texto da Internet e podem responder a solicitações escritas.

Eles são encarregados, essencialmente, de encontrar padrões e prever quais palavras devem vir a seguir.

Esses sistemas se tornaram cada vez melhores em responder perguntas e escrever de maneiras que podem parecer convincentemente humanas — e o próprio Google apresentou o LaMDA em maio passado em um post de blog como aquele que pode “se envolver de maneira fluida sobre um número aparentemente infinito de tópicos”.

Mas os resultados também podem ser malucos, estranhos, perturbadores e propensos a divagações.

O engenheiro, Blake Lemoine, teria dito ao Washington Post que compartilhou evidências com o Google de que o LaMDA era consciente, mas a empresa não concordou.

Em um comunicado, o Google disse na última segunda-feira (13) que sua equipe, que inclui especialistas em ética e tecnólogos, “revisou as preocupações de Blake de acordo com princípios de IA e o informou que as evidências não apoiam suas alegações”.

Em 6 de junho, Lemoine postou no Medium que o Google o colocou em licença administrativa remunerada “em conexão com uma investigação de questões éticas de IA que eu estava levantando dentro da empresa” e que ele poderia ser demitido “em breve”.

Ele mencionou a experiência de Margaret Mitchell, que havia sido líder da equipe de IA ética do Google — isto é, até ser demitida no início de 2021, após sua franqueza excessiva sobre a saída da então co-líder Timnit Gebru no final de 2020.

Gebru foi demitida após brigas internas, incluindo um relacionado a um trabalho de pesquisa, do qual a liderança de IA da empresa pediu para que ela ou não o apresentasse em uma conferência, ou retirasse seu nome do documento.

Um porta-voz do Google confirmou que Lemoine permanece em licença administrativa. De acordo com o The Washington Post, ele foi colocado em licença por violar a política de confidencialidade da empresa. Lemoine não estava disponível para comentar na segunda-feira.

O surgimento contínuo de poderosos programas de computação treinados em dados maciços também deu origem a preocupações sobre a ética que rege o desenvolvimento e o uso de tal tecnologia. E, às vezes, os avanços são vistos através das lentes do que pode vir, em vez do que é atualmente possível.

As respostas da comunidade de IA à experiência de Lemoine ricochetearam nas mídias sociais no fim de semana e geralmente chegaram à mesma conclusão: a IA do Google não está nem perto da consciência.

Abeba Birhane, um membro sênior em IA confiável da Mozilla, tuitou no domingo: “Entramos em uma nova era de ‘esta rede neural é consciente’ e desta vez vai drenar muita energia para refutar”.

Gary Marcus, fundador e CEO da Geometric Intelligence, que foi vendida para a Uber, e autor de livros como “Rebooting AI: Building Artificial Intelligence We Can Trust”, chamou a ideia do LaMDA de “absurdo em pernas de pau” em um tuíte.

Ele rapidamente escreveu um post no blog apontando que tudo que esses sistemas de IA fazem é combinar padrões extraindo de enormes bancos de dados de linguagem.

Em entrevista na segunda-feira à CNN Business internacional, Marcus disse que a melhor maneira de pensar em sistemas como o LaMDA é como uma “versão glorificada” do software de preenchimento automático que você pode usar para prever a próxima palavra em uma mensagem de texto.

Se você digitar “Estou com muita fome, então quero ir a um”, pode sugerir “restaurante” como a próxima palavra. Mas essa é uma previsão feita usando estatísticas.

“Ninguém deve pensar que o preenchimento automático é consciente”, disse ele.

Em uma entrevista, Gebru, que é o fundador e diretor executivo do Distributed AI Research Institute, ou DAIR, disse que Lemoine é vítima de várias empresas que alegam que a IA consciente ou inteligência artificial geral — uma ideia que se refere à IA que pode realizar tarefas semelhantes às humanas e interagir conosco de maneiras significativas — não estão longe.

Por exemplo, ela observou, Ilya Sutskever, cofundadora e cientista-chefe da OpenAI, tuitou em fevereiro que “pode ​​ser que as grandes redes neurais de hoje sejam ligeiramente conscientes”.

E na semana passada, o vice-presidente do Google Research e a colega Blaise Aguera y Arcas escreveram em um artigo para o The Economist que, quando começaram a usar o LaMDA no ano passado, “sentiam cada vez mais como se estivesse falando com algo inteligente”.

“O que está acontecendo é que há uma corrida para usar mais dados, mais computação, para dizer que você criou essa coisa geral que sabe tudo, responde a todas as suas perguntas ou o que quer que seja, e esse é o tambor que você está tocando”, disse Gebru .

“Então, como você fica surpreso quando essa pessoa está levando isso ao extremo?”

Em sua declaração, o Google apontou que o LaMDA passou por 11 “revisões distintas de princípios de IA”, bem como “pesquisas e testes rigorosos” relacionados à qualidade, segurança e capacidade de apresentar declarações baseadas em fatos.

“É claro que alguns na comunidade de IA mais ampla estão considerando a possibilidade de longo prazo de IA senciente ou geral, mas não faz sentido antropomorfizar os modelos de conversação de hoje, que não são sencientes”, disse a empresa.

“Centenas de pesquisadores e engenheiros conversaram com o LaMDA e não temos conhecimento de mais ninguém fazendo as afirmações abrangentes ou antropomorfizando o LaMDA, da maneira que Blake fez”, disse o Google.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês. Versão original.

inglês

Grifo nosso ou nosso adendo: A CNN Brasil vem perdendo espaço no seu ranking de atuação. E mesmo há pouco tempo operando no Brasil, já se revela como militante do globalismo comunista, trocando as cores reais da democracia, sempre tentando se esconder por trás das capas enferrujadas dos autoritarismos “putinianos” que fazem da ditadura uma financiadora dos meios de espalhar bilionários pelos sete cantos do mundo. Aparência limpa e bunda suja! Essa coisa de especialidades em marketing comunista vem sendo amplamente aproveitadas pelas grandes empresas mundiais, principalmente as de tecnologias avançadas que têm necessidade de manter seus clientes em seus quintais de consumo forçado de produtos, serviços, opiniões e ideais mal formados sempre carregados de qualidades duvidosas, má intenção e visão efêmera de futuro.

Tópicos

Mais lidas

  1. Lojas do McDonald’s reabrem neste domingo na Rússia com novo nome
  2. Por que fundador do Wendy’s se arrependeu de nomear sua rede em homenagem à filha
  3. Abastecer com etanol é mais vantajoso em pelo menos 4 estados, apontam dados da ANP
  4. PF confirma que material encontrado pertence à dupla desaparecida na Amazônia
  5. João Doria diz que “deixa a vida pública”

Mais Recentes da CNN

Primeira reunião de Elon Musk com funcionários do Twitter acontece nesta quinta

AGU se manifesta contra proposta de secretários estaduais sobre alíquota do ICMS

B3 não terá operações nesta quinta-feira (16)

Todos os ganhos no mercado de ações evaporaram durante o governo de Joe Biden

Cientistas descobrem ecossistema abaixo de camada de gelo na Antártica

Agradecemos seu comentário, seja breve, interaja e volte sempre.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Fixando Blog

Não sabe? Não invente. Chame um especialista.

É TopSaber

É TopSaber Bitcoin, seu portal de notícias do bitcoin e criptomoedas em tempo real, aqui você terá todas as informações para ser um trader e holder com qualidade, acesse já!

BH POST NOTÍCIAS

Portal de notícias e entretenimento. Aqui você encontra as principais matérias de política, economia , tecnologia e negócios - Agenda cultural e de serviços - Esportes, novidades do setor automotivo e muito mais.

Cultura de Algibeira

O Cultura de Algibeira é o local ideal para aprenderes coisas novas todos os dias!

Risk Mitigation

Writing for a safer world

FORA DA BOLHA

Política e Dicas para Gestores

Viagens Imperfeitas

Viajar apura os sentidos, abre horizontes e enriquece a alma!!

VALE INDEPENDENTE - O seu jornal digital

COM O POVO ONDE O POVO ESTÁ!!!

Mensagem de Otimismo

Saiba mais clicando em sobre

Negócio Inteligente

Seu negócio cada vez mais competitivo

Psicólogo Felipe Biasus

"Meu propósito é compreender com você, porque você é como você é, com vistas a alcançar a sua melhor possibilidade."

Psicólogo Jordan Vieira

Compartilhando saberes sobre psicologia!

Faveni Promoção Relâmpago

Pós, 2ª Licenciatura e FORDOC

Blog do Rodolfo Vasconcellos

Desenvolvo Habilidades de Liderança e Estratégias de Carreira que Impactam sua Vida e seu Negócio.

Scribbles and Bits

one at a time

Sarti Contabilidade

Contabilidade para Todos

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - Blog do Freitas

Destinado a temas sobre avaliação educacional. Contra a destruição do sistema público de educação e contra a desmoralização dos professores pelas políticas de responsabilização.

Blog do Portinho

Blog para tratar temas de política, artes e economia de forma descontraída e com bom humor.

%d blogueiros gostam disto: