3) MUNDO MIDIÁTICO SENSORIAL – RANKING DE MARKETING – ESTUDO DOS EMBLEMÁTICOS POSITIVOS E NEGATIVOS – CATALISADOR DE SENSORES
POOL BUSINESSES PRONTANÁLISE ♦ 21 de janeiro de 2014 ♦ Deixe um comentário
FAÇA O BEM, NÃO OLHE A QUEM. MARKETING SEM FRONTEIRAS A SERVIÇO DAS COMUNIDADES, DOS NEGÓCIOS E DA FELICIDADE DAS PESSOAS.
CATALISADOR DE SENSORES
Esta é uma das ações humanas que sempre existiu e vem desde os primórdios da catalogação dos conhecimentos. Vem do princípio da síntese espontânea de aprender para ensinar sem nunca estacionar no sabe. Quando se estaciona no sabe tudo, deixa de aprender, por isso é uma ação, um ente em movimento medidor das reações, por isso é uma função pensante que tem ciência do que quer e faz. Aquilo que está sempre à procura da “resultante/mutante” dos vários tipos de sensores humanos
INTRODUÇÃO
Tomando o Brasil como exemplo, muitos tentam a tudo explicar tomando como base o mundo midiático material. Na falta de argumento que elucida, a tecnologia vem sendo a culpada pelo “excesso sobre o excesso” que atribui existir uma nova realidade no mundo geral das comunicações. Mas isso não é uma verdade absoluta, pois a tal de nova já está bem madura. O que existe no mundo das comunicações é uma mudança em pleno movimento de ascensão que fabrica nichos de mercado cada vez mais interativos e alguns muitas vezes efêmeros:
– Quando se tenta explicar pelo lado do mundo midiático material, você vai deparar com explicações esdrúxulas, por exemplo, de que a concorrência se acentuou no Brasil com a entrada dos componentes dos grandes conglomerados mundiais de mídias, tais como as redes sociais encabeçadas pelo Google e Facebook, alternativas de peso da Microsoft, Amazon, Apple, Netflix, fabricantes de smartphones e semelhantes, TVs, empresas de telecomunicações, etc. Hoje, qualquer um produz comunicação. Resta saber que tipo de comunicação produzem, a que e a quem eles atendem.
– E tudo depende de como se enxerga a concorrência, você pode trata-la como um bem evolutivo, um aliado que te faz crescer, ou pode perder ao encara-la como o inimigo a ser cremado.
Quando você registra, por exemplo, que o mercado brasileiro de comunicações está dividido entre os grandes grupos estrangeiros e a Globo, simplesmente está louvando o antagonismo ao tratar a concorrência como inimigo que deveria estar fora de sua zona de conforto. Aquilo que te provoca dentro das suas guaritas corporativas, que você havia construído como monopólio particular para induzir as necessidades e vontades das pessoas.
– Um profissional de comunicação jamais poderia registrar, o antes era ruim e o depois vai se tornar pior ainda.
Com o “antes era ruim“, ele quis dizer, anterior à concorrência, tínhamos o Grupo Globo como único formador e multiplicador de opiniões onipotentes de mão única. Ou seja, democracia onde só um fala não pode ser tratada como tal.
Com o “depois vai se tornar pior, ele quis dizer, o desafio de regular esses gigantes transnacionais. Quis dizer que as democracias estarão ameaçadas porque não tem jeito de haver regulação.
Quando você coloca essas duas ideias em discussão, promovendo o antagônico, não está entendendo nada de mundo globalizado e muito menos de mundo midiático sensorial.
– Na realidade, o que se nota é um copiando o outro, explorando as propriedades e oportunidades do outro, clientes e compradores que entre si, se atropelam. Não tem como distinguir quem joga no time A ou B.
Em termos didáticos, ao distinguir as formas de comunicação, você pode até dizer que a tradicional ou a antiga era a que havia antes da Internet. Com o advento da Internet, chegou a comunicação total interativa de mão dupla, nesses termos, quando se referir à antiga, não tem como deixar de chama-la de meia comunicação. Hoje em dia, ambas não são auto sustentáveis, o conjunto é que formula o sucesso.
Felizmente, o mundo midiático sensorial promove a democracia de fora para dentro e vice versa. No caso da Internet, teve a propriedade de desbancar o marketing do próprio criador, EUA foi transformado em impostor. Caiu na rede, o stripper camuflado passa a dançar nas mãos das nuvens.
SUB ITEM 3-1 – ESTUDO DOS EMBLEMÁTICOS POSITIVOS E NEGATIVOS – DOS METABOLISMOS DO MUNDO MIDIÁTICO SENSORIAL
CONSTRUTOR DO RANKING DE MARKETING PARA DISTINGUIR E AVALIAR AS FORÇAS ATUANTES EM VÁRIOS MOMENTOS DOS AGENTES DO MERCADO
O que é isso?
O marketing é a ação que comunica tem vários significados, pois antes das ações, reinam as forças. Então, primeiramente, um bom aferidor de marketing tem de saber o que são essas tais de forças a que nos referimos. Na realidade, o marketing é um organismo vivo movido por vários tipos de forças, um mutante em expansão positiva ou negativa, muitas vezes dinâmico e jamais estático.
No decorrer desta escrita, esses sentidos iniciais ficarão mais claros quando se encaixarem com os posteriores. Então neste recado inicial, o aferidor de marketing tem sempre que manter atualizados seus cadastros das forças dominantes, atuantes primárias e secundárias, internas e externas, constantes e provisórias, além das invisíveis ou camufladas que se intrometem no meio das outras. O poder de detectar essas últimas é a chave de sucesso dos empreendedores vitoriosos.
Além de aferir, tem de colocar os pesos percentuais certeiros de influências das forças nacionais e internacionais, materiais e emocionais de convencimento positivo ou negativo.
Por que? De onde surgiu isso?
Surgiu de um prolongado estudo da mente do mercado de ações, onde o analista aqui presente foi obrigado a avaliar as interferências diretas e indiretas. Se você estiver dentro do mercado e não souber qual força está atuando em um determinado momento, está fazendo um voo suicida, mesmo protegido pelas travas do grafismo. Partindo disso, construímos um ranking de marketing baseado em pessoas, empresas, países, fatos e fenômenos. Hoje, estamos aqui tratando da evolução desse estágio.
Numa visão simples, alguns exemplos estão colocados na coluna destinada às perguntas da pesquisa de opinião desta página. Tão simples quanto uma mão lavando a outra, todos os dias pela manhã, faça a aferição, por exemplo, quem hoje está dando mais Ibope, o homem ou a mulher? Verifique que esta é a primeira pergunta referente a este item. Ou seja, o que repercute mais e tem mais poder de infiltração para ser explorado pela mídia sensorial? Não há dúvida que um chamarisco envolvendo a palavra ou o sentido mulher é superior à palavra homem. Por que? – Porque tudo que envolve o sentido mulher induz a pensar em mãe, filho, carinho, charme, beleza, afeição, calmo, prudente, doce, chamativo, cognitivo, e tudo isso se associa à marca ou ao momento que estiver perto dela. Assim como à palavra ou sentido homem está associado à força, direção, trabalho e concreto. O sentido objetivo específico é atribuído aos dois sexos, ou seja, cada um tem a sua importância ímpar no poder de convencimento. Também tem de levar em consideração os momentos vividos pela aura do masculino e feminino.
Esse negócio de aura dos momentos em evidência é baseado nas mudanças contínuas do estado de espírito dos cenários cotidianos da vida. Tem a ver com as fases de vivência, o que está na crista da onda, nos domínios momentâneos de transparências, nas concepções e percepções universais aparentes sobre fatos, pessoas, empresas, países, etc. De forma a produzir os marketings transformistas em série. Até mesmo os fatos possuem seus marketing acoplados em mutação. são levados em conta os erros, os abusos das falsas imagens, a prática de marketing traiçoeiro, a prática da comunicação predadora e tudo que denigre as condutas dos agentes de mercado, inclusive, espionagem.
A cada tempo, existe uma mudança completa nem sempre detectada em tempo hábil, pois. muitas vezes, o agente que muda é o último a saber sobre a própria causa.
De que adianta saber disso?
Tem tudo a ver com a eficácia da boa divulgação que utiliza a comunicação oportuna e sintonizada com a força de marketing atuante no momento. Ou seja, existe muita gente boa praticando um marketing inoperante ao utilizar uma comunicação inoportuna, maçante e massacrante.
VEJA NA SEQUÊNCIA, SEMPRE EXISTE NECESSIDADE DE MAIS ANÁLISES E ESCLARECIMENTOS:
- SUB ITEM 3-2 – ESTUDO DOS EMBLEMÁTICOS POSITIVOS E NEGATIVOS – DO TABULEIRO DO JOGO NO MUNDO MIDIÁTICO SENSORIAL – https://midiaticosensorial.com/2014/01/21/sub-item-3-1-estudo-dos-emblematicos-positivos-e-negativos-dos-metabolismos-do-mundo-midiatico-sensorial/
- MUNDO MIDIÁTICO SENSORIAL – SUB ITEM 3.3 – QUALIDADE COMO ALGOZ DO MARKETING TRAIÇOEIRO – 20 de janeiro de 2014 19:29 https://midiaticosensorial.com/2014/01/20/mundo-midiatico-sensorial-qualidade-como-algoz-do-marketing-traicoeiro/
- O QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO NO MUNDO MIDIÁTICO SENSORIAL? 17 de janeiro de 2014 • 19:12 – https://midiaticosensorial.com/2014/01/17/o-que-esta-em-discussao-no-mundo-midiatico-sensorial/
- MUNDO MIDIÁTICO SENSORIAL – 1 – ORGANIZAR OU NÃO AS GÔNDOLAS DO MUNDO MIDIÁTICO MATERIAL QUE ENTRE SI, CONFUNDEM-SE. https://midiaticosensorial.com/2014/01/17/mundo-midiatico-sensorial-1-organizar-ou-nao-as-gondolas-do-mundo-midiatico-material-que-entre-si-confundem-se/
- MUNDO MIDIÁTICO SENSORIAL – 2 – TRABALHAR MAIS OU NÃO OS QUE PRATICAM A MEIA COMUNICAÇÃO –https://midiaticosensorial.com/2014/01/17/mundo-midiatico-sensorial-2-trabalhar-mais-ou-nao-os-que-praticam-a-meia-comunicacao/
- MUNDO MIDIÁTICO SENSORIAL PESQUISA DE OPINIÃO 4 – PERGUNTAS QUE RACIOCINAM SOBRE O ESTUDO DOS EMBLEMÁTICOS POSITIVOS E NEGATIVOS –https://midiaticosensorial.com/2014/01/17/mundo-midiatico-sensorial-pesquisa-de-opiniao-4-perguntas-que-raciocinam-sobre-o-estudo-dos-emblematicos-positivos-e-negativos/
Mãos que pensam, pés que enxergam.
Chacattis Tadadota
Continua…
Avalie isto:
- Publicado em: Desafios do Marketing e Comunicação
- Marcado:A Tribuna, ABC, acesso, address, adicionar, administração, adolescência, Agora é Tarde, Agora São Paulo, Alemanha, Altmühl Bote, alunos, Amazon, amigos, AMOR, answers, apostar na educação, apostar na mídia, Apple, Aqui MG, arquivo, artigos, audiência, autores, avaliação, Época Negócios, banditismo, banners, Börsen Zeitung, BBC, BBC News online, Berliner Morgenpost, Big News, blogosfera, blogs, Blogueiros, Brasil, brasileiros, building, busca, business, businesses, cadastro, Canadá, Canal Livre, Caribe, Carta Capital, Carta Editorial, Carta Maior, cartórios, CATALISADOR, CBN, CBS, celular, celulares, CIÊNCIA, CIDADE ALERTA, cliques, CNN, colégios, comércio, comerciais, Compartilhar, computador, COMUNICAÇÃO, comunidades, concorrência, CONEXÃO REPÓRTER, conexão, Correio do Povo, Corrupção, crônicas, crimes cibernéticos, crise, cultura, curiosidades, Curtir, Daily Express (sports), Daily Mail, Daily Star (sports), Daqui, demanda, democracia, democracias, Dez Minutos, Diário Gaúcho, dicionário, didática, Die Tageszeitung, digital, dinheiro, divulgação, documentos, e-mails, economia, Economist, edição, Editora Abril, Editora Globo, Editora Três, editoras, editoriais, educação, EIN News, emails, emblemáticos, emissoras de rádio, emissoras de televisão, empreendedores, empresas, endereço, Ensino, escolas, escritores, espionagem, espionagens, esquerda, Estadão, Estado, Estado de Minas, estrangeiros, estudo, EUA, Exame PME, Expresso da Informação, Extra, Facebook, faculdades, Família, Fantástico, ferramentas, finanças, Financial Times, Folha de São Paulo, follow, following, formação, França, fronteiras, ganhar dinheiro, gôndola, gôndola de vendas, gôndolas de vendas, globalização, Google, governança, governo, GRANDES JORNAIS, GRANDES REVISTAS, hardware, hotéis, Human resources, identificação, imagens, impostos, imprensa, Index Mundi, info, informação, informação geral, informática, Inglaterra, inovação, Inside world, inteligência, Internet, ip, iPad, iPhone, IRIN News, ISTOÉ Dinheiro, Jornais, JORNAIS DA INGLATERRA, JORNAL DA BAND, JORNAL DA GLOBO, JORNAL DA NOITE, JORNAL DA RECORD, Jornal da Record News, JORNAL DO SBT, JORNAL NACIONAL, jornalismo, jornalista, Journal, Juros, laisser-faire, Lance, links, liquidações, literatura, livrarias, livros, lixo, login, lojas, lojas virtuais, Los Angeles Times, maiores circulações, management, manager, manifestações, marca, Marketing, marqueteiro, Mãe, mídia, mídias sociais, media, Meia Hora, menores, mercado, mercados, Microsoft, midiático, Moda, Moreover, MUNDO MIDIÁTICO, mutante, Nagasaki, navegar, NBC, negócios, net work, Netflix, news, News Now, nicho, notebook, novelas, nuvens, O Globo, O Tempo, oferta, One World, online, opinião, opinion research, oportunidade, Pai, partido republicano, partidos políticos, Pequenas Empresas-Grandes Negócios, perfil, pesquisa, pesquisa de opinião, pesquisa opinião, PETROBRAS, post, postagem, preços, prepotência, presente, Primeiro Mundo, privacidade, professores, PROFISSÃO REPÓRTER, Programa do Jô, programas, programas de computadores, programas de rádio, Programas de televisão, promoções, promoter, propagandas, protocolo, provedores, PT, publicidade, qualidade, questions, ranking, ranking de marketing, rádio, rádio difusão, Record News, recrutamento, recursos humanos, rede, Rede Globo, Rede Record, Rede TV, REDE TV NEWS, redes sociais, regulamentação, research, resultante, retweets, Reuters, Revista Época, Revista Exame, Revista Veja, Revistas, revistas brasileiras, Revolução de 1964, riqueza, riscos, Roda Viva, roubo, SBT, seguidores, segurança, seleção, sensores humanos, shopping, Show Business, sistemas, site, smartphones, social net, software, Sport Bild, Sporting Life, STF, sustentáveis, tag, talk show, Tecnologia, telefone, Telejornais do Brasil, telejornal, TELEVISÃO ABERTA, televisão, tendência, The Guardian, THE New York Post, The New York Times, The NY Times, The Wall Street, Ther Washington Post, tools, Topix, trabalho, transformação, TV Bandeirantes, TV Cultura, TV GLOBO, tweets, Twitter, universal, universidades, USA Today, Valor Econômico, vídeos, vendas, virtual, Você SA, voto, web, website, widget, Wiki News, Yahoo News, Zero Hora